UM BREVE HISTÓRICO:
A Comunitária e Carnavalesca África Bahia, foi fundada em 30 de agosto de 2003, por um grupo de amigos juntos com a comunidade da Rua das Palmeiras, no Bairro do Beirú. Objetivando estimular a auto-estima e o orgulho dos afros brasileiros. Ao longo de quatro anos de existência a entidade vem desenvolvendo a cultura e combatendo a desigualdade e o racismo através da promoção de vários trabalhos culturais entre eles a oficina de percussão, dança afro, artesanato em palha de bananeira, penteado afro, artesanato com material reciclado, fabricação de baquetas e outros. A Banda África Bahia faz parte de um pequeno mais valioso projeto que reúne percussionistas, músico de harmonia e de ar preso, sob a direção musical do compositor e professor de percussão, além de coordenador do projeto Senhor Jairo Augusto – o popular Jajó Maravilhoso, o qual possui vasto repertório da trajetória dos trinta anos de carreira .
(JAIRO AUGUSTO)
A Banda África Bahia possui em seus quadros quinze músicos entre percussão, cordas e sopros. Jajó que tem uma brilhante passagem e grande experiência como músico, tendo participado do 1ª Bloco fundado no Beirú, o Arrasta Lata, o Asteka, o Flecha Verde de Seu Abaeté(falecido), Lá vai o Pioneiro, seguindo rumo aos Tupys (da Ferrreira Santos); Cacique (do Garcia); Comanches, Malê de Balê,Afoxé Naganzo, Babá Oba Ta lá, Zanzi Bar; Mundo Nego; Ouro Baba; Jura Sol, Badauê; Grupo JK; Multe Forme; Tropical Samba; Meninos do Alto; Mistura Fina; Arca do Axé; Grupo Folclórico da EMTURSA; Grupo Ogun-é-Dé e atualmente coordena o projeto Sambafrica . (https://www.youtube.com/watch?v=As0gK0spk78)
As oficinas de costura são responsáveis pela fabricação de roupas que se transformam em fantasias cheias e bom gosto e criatividade são elaboradas em regime de mutirão. O Bloco que foi uma marca de sucesso no Carnaval 2006, tendo desfilado no sábado de carnaval, reuniu cerca de 480 associados, com várias alas entre elas a Ala de dança com 60 componentes, grupo de capoeiras, maculelê, 40 baianas, ala com 40 músicos, ala de Yalorixás (de
ANEXO 1
ROTEIRO PARA INSCRIÇÃO
Mestres
1. Qual seu nome completo? JAIRO AUGUSTO JESUS DE OLIVEIRA
2. Qual seu nome artístico ou apelido através do qual você é conhecido?JAIRO AUGUSTO(JAJÓ MARAVILHOSO)
3. Qual a sua idade? 50 ANOS
4. Qual é o número do seu
Qual é o número do seu . Qual é seu endereço completo para correspondência? Rua das Palmeiras, Nº 102-E, Beiru, Salvador-BA Quais são seus números de telefone para contato?(71)81592321-34612933-8165-0551
6. Quais são os seus e-mails para contato? (se houver)(sergioicaro@bol.com.br)(africanabahiajajomaravilhoso@yahoo.com.br)
7. Qual é sua página na internet? (se houver) (africanabahia2003@yahoo.com.br)
8.( https://mais.uol.com.br/view/60hdqfuj9v9c/jairo-augustomestre-da-cultura-04023972D8898346?types=A&)
9.(https://www.youtube.com/watch?v=As0gK0spk78)
- Qual é o nome do seu banco, o número da agência e a conta para depósito do Prêmio?POUPANÇA DA CAIXA –AGÊNCIA4111-013 / CONTA 13876-9
- Qual é o nome do(s) grupo(s) ou comunidade(s) onde desenvolve seu trabalho?COMUNIDADE DO BEIRU-CABULA-SALVADOR
- Quantas pessoas participam deste(s) grupo(s) ou compõem a(s) comunidade(s) aproximadamente?20.000 PESSOAS
- Quais são as principais atividades culturais praticadas por você? Quando e onde ocorrem? Em que período do ano?PRODUÇÃO CULTURAL DO ENSAIO DA BANDA AFRO AFRICA BAHIA,O SAMBAFRICA (TODOS OS SÁBADOS APARTIR DAS 14:00HS ; OFICINAS DE NA ARÉA SOCIOEDUCATIVA-CULTURAL, DE PERCUSSÃO,TECNICAS DE COMPOSIÇÃO,DANÇA AFRO E COREOGRAFIA,CONFECÇÃO DE FÁTASIAS,ADEREÇOS , COM PALHA DE BANANEIRA E MATERIAL RECICLAVEL .
- Quais foram os seus Mestres ou com quem você aprendeu as expressões culturais que prática?QUANDO TINHA SEIS ANOS APRENDI Á TOCAR(BERIMBAU COM CABAÇA DE LATA DE LEITE), COM SEU NEZINHO MESTRE DE CAPOEIRA ,ESPOSO DE MINHA TIÁ E YALORIXÁ ABILIA,QUE RESIDIA EM PIRAJÁ(PARQUE DE SÃO BARTOLOMEU)EM 1969;OS INSTRUMENTOS,RITMOS E DANÇAS DAS RELIGIÕES DE MATRIZ AFRICANA, NAS SESSÕES DE CABOCO E CANDONBLÉS, APENDI QUANDO ACOMPANHAVA MINHA MÃE BIOLOGICA DONA OTILIA IA,HOJE COM 89 ANOS DE VIDA ,EKEDY DO TERREIRO DE D. ALZIRA DO ALTO DO CRUZEIRO(COSME DE FÁRIAS) NAS FESTAS RELIGIOSAS ;COM 12 ANOS FUI RESPONSAVEL PELA BANDA QUE ARRASTOU O BLOCO SALVE ITAPARICA(1972);EM 1976 FUI O PRIMEIRO TIMBALEIRO DA LAVAGEM DO BONFIM,QUE O SENHOR RUBALO DO MERCADO MODELO,ME ENSINOU A TOCAR O TIMBAU E DIFERENCIAR DO TOQUE DO ATABAQUE; JÁ PARTICIPEI DE DIVERSAS MANIFESTAÇÕES POPULARES DE SALVADOR;FESTAS DE LARGOS,BLOCOS AFRO,INDIO,AFOXÉS E OUTROS;NO QUAL PODEMOS DESTACAR O BABALORIXA MANUEL RUFINO DO BEIRU(CONHECIDO INTERNACIONALMENTE E FOTOGRAFADO PELO ETNOLOGO PIERRE VERGER NA EPOCA, QUE Á POLICIA PERSEGUIA OS CANDONBLÉS) ELE QUE CUIDAVA DA PARTE RELIGIOSA DO AFOXÉ NAGANZO DA DECADA DE 1980,ONDE EU COMANDAVA OS TOQUES DOS ATABAQUES NA CADENCIA IXEJÁ ;(O COMPOSITOR BROWN DO BEIRU(FALECIDO)(AUTOR DE FOGO DA JUSTIÇA-Ô CI,GRAVADA PELA BANDA ARA KETU) ;BURÊRÊ DO BUMBA BOI,ZÉ CARLOS DO NAGANZO,LÊLÊ FILHO DE MANUEL RUFINO,SEU ABAETÉ(FALECIDO) DO AFOXÉ OUROBABÁ E O INDIO FLEXA VERDE,MINHA GAL(YÁLORIXA DO TERREIRO GEZUMBUM);E DIVERSAS PERSONALIDADES QUE Á HISTÓRIA DO BRASIL NÃO CONHECEU O NÃO QUIS DÁ IMPORTÂNCIA DEVIDA;POIS AINDA ESTAMOS VIVENDO UMA ESCRAVIDÃO CAMUFLADA E ÁS SEQUELAS DE VÁRIOS CONFLITOS DESDE ÁFRICA.
Quando foi que você assumiu as funções de liderança comunitária e artística que hoje desempenha?Á MAIS DE 30 ANOS ,VENHO FAZENDO DIVERSAS ATIVIDADES CULTURAIS DE MATRIZ AFRICANA;Á PRIMEIRA PRODUÇÃO FOI NA DECADA DE 1970 COM O PRIMEIRO BLOCO DO BAIRRO DO BEIRU “ARRASTA LATA”ONDE JÁ TOCAVA,CANTAVA E FAZIA ÁS LETRAS DAS MÚSICAS;DEPOIS SURGIRAM OUTRAS ENTIDADES COMO OS ASTEKAS,O AFOXÉ OURO BABÁ E O INDIO FLECHA VERDE DE SEU ABAETÉ(FALECIDO)DO BEIRU, LÁ VAI O PIONEIRO, SEGUINDO RUMO AOS TUPYS (DO BAIRRO FERRREIRA SANTOS); CACIQUE DO GARCIA; COMANCHES DO PELÔ, MALÊ DE BALÊ DE ITAPOÃ,AFOXÉ NAGANZO DO BEIRU, BABÁ OBA TA LÁ, ZANZI BAR DO VALE DAS PEDRINHAS; MUNDO NEGO DO BEIRU; JURA SOL, BADAUÊ DO ENGENHO VELHO DE BROTAS; GRUPO JK;SAMBÃO DO FERA NEGRA 1987 DO BEIRU; MULTE FORME; TROPICAL SAMBA; MENINOS DO ALTO; MISTURA FINA; ARCA DO AXÉ DA ENGOMADEIRA; GRUPO FOLCLÓRICO DA EMTURSA; GRUPO OGUN-É-DÉ E ATUALMENTE COORDENA O PROJETO SAMBAFRICA .
- Os espaços (sede, barracão etc.) e os outros recursos disponíveis são suficientes para a manutenção das atividades do grupo ou da comunidade onde você atua?NÃO,MAS ATRAVÉS DA REDE DE CULTURA-ENGOMA-BEIRU-CABULA –SALVADOR ALGUNS PROBLEMAS SÃO SELUCIONADOS NA AUTO GESTÃO E NAS PARCERIAS.
- Você é atendido ou apoiado por programas, projetos e ações de governo (municipal, estadual ou federal) ou de organizações não governamentais? Cite quais são.INDIRETAMENTE PELO CARNAVAL DO OURO NEGRO-SECULT-BA;(MINC PONTO DE CULTURA E LEITURA ARCA DO AXÉ),ABAB(ASSOCIAÇÃO DOS BLOCOS AFRO DA BAHIA) ,RÁDIO HITS,RÁDIO TAMBORES AFRICANOS,COMERCIANTES LOCAIS,MILLA PRODUÇÕES E OUTROS PARCEIROS .
- Você desenvolve alguma atividade de trabalho profissional (na lavoura, na indústria, no comércio, etc.)?SIM,PRODUÇÃO ADEREÇOS E FANTÁSIAS PARA DAR SUSTENTABILIDADE A ENTIDADE.
- Quais os principais desafios enfrentados por você para se manter em atividade (saúde, emprego, renda, moradia etc.)? Como você os tem enfrentado?NA SAÚDE PASSO UM MOMENTO DIFICIL DEVIDO Á UMA QUEDA ,QUE PERDE UM POUCO DA AÚDIÇÃO E O SISTEMA NERVOSO ABALADO(STRESS);TENHO FILHOS E TIVE UMA INFÂNCIA DESPRÉVILÉGIADA ,PORÉM RICA CULTURALMENTE E HOJE ESTOU NUMA FASE DE PLANEJAMENTOS E PROJETOS ;APRENDENDO,ENSINANDO E PRATICANDO.
- Como você tem ensinado as novas gerações e quais têm sido as dificuldades para desenvolver o interesse dos mais jovens pela tradição? SOU BEM POPULAR,BRINCALHÃO E TENHO O ESPIRITO JOVEN;ISSO FACILITA O PROCESSO DA METODOLOGIA QUE PRÁTICO NÁS ESCOLAS,NAS ENTIDADES PARCEIRAS DA REDE LOCAL;DAÍ SURGI IDÉIAS DE ACORDO ÁS ANALISES FEITAS DAS TRADIÇÕES DA CULTURA DE MATRIZ AFRICANA E SUAS EVOLUÇÕES PARA SE ADAPTAR AOS MAIS JOVENS E SEMPRE CRIANDO ALGO NOVO DENTRO DESSAS FUSÕES CULTURAIS.
- Quais os benefícios que a sua atuação gera para a comunidade (culturais, econômicos, sociais ou outros)? O que mudou na comunidade, a partir da sua atuação como Mestre? ATÉ O OLHAR É DIFERENTE,A AUTO ESTIMA,O AUTO CONHECIMENTO VEM SENDO RESGATADO POIS OUVI MOMENTOS QUE PAREI NO TEMPO;HOJE TEMOS Á PRESENÇA DA GERAÇÃO ANTIGA E ATUAL JUNTOS NUM MESMO PROPOSITO DE REAFRICANIZAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA NOSSA MAIOR HERANÇA DEIXADA PELOS ANCESTRAIS;QUE CONSEGUE GERAR RENDA,EMPREGABILIDADE,INFORMAÇÕES,AÇÕES DE UTILIDADE PÚBLICA ; TRANSFORMAR ATRAVÉS DO ENSINO DA ARTE Á TRISTEZA EM ALEGRIA NO SEIO DE UM POVO MARGINALIZADO E COMO DESTAQUE ESSE ANO DE 2009, CONSEGUIR PARTICIPAR DO DOCUMENTÁRIO DA TVE-BA;SOBRE OS TRINTA ANOS DOS SAMBAS JUNINOS;AVALIAMOS COMO BOA REPERCUSSÃO DENTRO DAS COMUNIDADES DE MATRIZ AFRICANA E A REDE ,PESQUISADORES,TURISTAS E EXPECTADORES QUE ANSEIAM NOVAS PROGAMAÇÕES NA TV BRASILEIRA.
- Se você for selecionado, o que será feito com o dinheiro do Prêmio?INVESTIREI NA MINHA VIDA PESSOAL,PRINCIPALMENTE NA SAÚDE E PARTE ORGANIZAREI O MEU PROJETO MÚSICAL.
- Você já participou de outras edições do Prêmio Culturas Populares?NÃO
- Como você ficou sabendo do Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Izabel?ATRAVÉS DO EMAIL(IDENTIDADE CULTURAL)MINC E O PONTO DE CULTURA E LEITURA ARCA DO AXÉ.
- Quais são os documentos complementares (CDs; DVDs, fotos, folhetos, cartazes, desenhos, livros, matérias de jornal ou outros materiais) que estão sendo enviados junto com o roteiro de inscrição e as declarações obrigatórias para a inscrição? Relacione-os.
1° UM CD COM FOTOS E MÚSICA(ESTILO DOCUMENTÁRIO ); COM Á MÚSICA “O SOL DE VERÃO-AUTOR –JAIRO AUGUSTO” E OUTROS DOCUMENTOS EM ANEXO.