Translate this Page

Rating: 2.4/5 (375 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página





Total de visitas: 47890
BÚZIOS E MÁRIO GUSMÃO....REFLEXÃO 2012
BÚZIOS E MÁRIO GUSMÃO....REFLEXÃO 2012

 


  ATOR MÁRIO GUSMÃO
Mário Gusmão (Cachoeira, 1928-1996) foi um ator brasileiro.
MARIO GUSMÃO... MAIS UM, DENTRE UMA INFINIDADE DE NEGROS QUE SE CONTRIBUÍRAM ATIVAMENTE PARA COM A CONSTRUÇÃO E MANUTENÇÃO DA CULTURA DO NOSSO PAÍS E QUE MORREU NA MISÉRIA E SEM QUALQUER RECONHECIMENTO. QUANDO NÃO MORRE CAI NO OSTRACISMO.

Mário Gusmão nasceu no dia em que os terreiros baianos comemoram o grande orixá Ogum. Começou a vida como servente num presídio de Salvador. Mas a curiosidade pessoal e o estímulo da família fizeram com que se dedicasse aos estudos, atingindo os limites a que os jovens negros e pobres conseguiam chegar na época e indo mais além.
O Ator Mário Gusmão, é primeiro negro formado na Faculdade de Teatro da UFBA (Universidade Federal da Bahia). "Ë considerado precursor dos movimentos negros de Ilhéus e Itabuna pelos militantes destes municípios. Foi durante sua estada na região, na década de 80, que surgiram várias entidades importantes para a história de luta do movimento negro."
"Em 68 anos de vida (1928-1996) foi intensa a produção artística de Mários Gusmão: participou de dezenas de peças de teatro, de novelas e seriados da televisão brasileira; fez dezesseis filmes, além de inúmeros espetáculos de dança. Ganhou destaque no cinema com Glauber Rocha nos anos de maior efervescência cultural do país. Atuante no movimento negro apoiou a formação dos mais tradicionais blocos afros de Salvador. Já na década de 80, revelou artistas no interior. Mas morreu pobre, consumido pelo câncer, exilado na Avenida Peixe, no bairro da Liberdade, em 20 de novembro de 1996’’.

  ALUNOS DE MÁRIO GUSMÃO NO CURSO DE DICÇÃO E POSTURA DE VOZ, SEGUE A LISTA DA DECADA DE OITENTA NO OLODUM DO PELÔ; JOSÉ OLISSAN,GERMANO MENEGUEL,BETO DO CARMO,JAU PERI,PIERRE ONASSIS,TONHO MATÉRIA,DOMINGOS SÉRGIO,GRAÇA OMAXILÊ,JAQUESON COSTA,JAIR ESQUERDINHA,VALMIR BRITO E MUITOS OUTROS NEGROS QUE RECEBEU O AXÉ DE MÁRIO O ZUMBI VIVO DOS AFROS.....NESSA RICA MÍDIA NEGRA AFRO BAIANA E BRASILERA,SÓ ESTAMOS AQUI DE PASSAGEM...NESSE MUNDO MATERIAL....ÉS AI TODO RIQUEZA ESPIRITUAL ...SEU AXÉ PERMANECE ENTRE NÓS....COMO MILTON SANTOS,LUIZA DO BEIRU,SEU ABAETÉ DO FLEXA VERDE-OURU-BABÁ...ÔDÔ BÍ DE LUIZ DA MURIÇOCA A FAMOSA VÔ RAIMUNDA DO MORRO DO GATO-CALABAR...BROWN DO NAGANZO ETC..... 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Há 214 anos, na madrugada de sábado para domingo, 12 de agosto de 1798, surgiram afixados em pontos de grande movimentação da Cidade do Salvador papéis manuscritos que, em nome do "Poderoso e Magnífico Povo Bahiense Republicano”, anunciavam uma Revolução e a imediata implantação de uma República democrática e independente, com igualdade entre os homens pretos, pardos e brancos, salários dignos par

a os soldados e comércio livre entre as nações. Era a Revolta dos Búzios. Salve os seus cinco mártires: os soldados Luiz Gonzaga (36 anos) e Lucas Dantas (23 anos), os alfaiates João de Deus (27 anos) e Manoel Faustino (22 anos) e de Antonio José, escravo boleeiro. (Texto: Antonio Olavo; Ilustração: Fábio Chamusca)

 

OUÇA A MÚSICA AGOSTO DE 1798........REFLEXÃO NADA MUDOU......2012