Acbantu <acbantu@acbantu.org.br> escreveu:
Vaana Mbote! (Saudações!)
A Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu – ACBANTU tem a grande honra de convidar para participar do FESTIVAL KIZOONGA BANTU TAANU – Quinta Reunião do Povo, com o tema: As Heranças do Povo Bantu escritas por seus Descendentes, no dia 12 de Dezembro de 2012, às 15h00, no Auditório do SESC/SENAC Pelourinho, no qual celebraremos os 12 anos de nossa história.
Teremos momentos especiais com apresentações culturais, comidas típicas, exposição de produtos da Kitaanda Bantu, desfile de moda afro, entre outros. Estão convidados os Povos de Terreiro e demais Povos e Comunidades Tradicionais dos Territórios Recôncavo Baiano, Piemonte Norte do Itapicuru, Sertão do São Francisco e Região Metropolitana de Salvador.
De modo especial destacamos a realização da Roda de Diálogos Ancestrais Bantu envolvendo as reflexões dos Terreiros da Nação Angola e Quilombos Urbanos que se encontraram durante as atividades do Novembro Negro, apoiadas pela SEPROMI, bem como a assinatura do “Convênio Nguunzu kwa Bakulu etu” celebrado entre a ACBANTU e a Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres.
Dessa forma, convidamos de modo especial para que possa celebrar conosco nossos doze anos dedicados à preservar a memória de nossos Ancestrais e em seu nome empreender as lutas pelos direitos dos Povos de Terreiro do Brasil.
Em anexo segue o convite.
Nzaambi wutusaambulwa!
Comissão Organizadora
ACBANTU/FESTIVAL KIZOONGA BANTU TAANU
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ARCA DO AXÉ CARNAVAL 2003
https://www.tempoearte.com.br/arca/
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
--------------------------------------------
BLOCO AFRO ARCA DO AXÉ
CARNAVAL DO OURO NEGRO
SECULT-BAHIA
https://www.carnavalouronegro.com.br/afro.php
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NOME FANTASIA - Arca do Axé
ANO DE FUNDAÇAO - 18/03/1999
ENDEREÇO - Travessa São Francisco, nº 214, Engomadeira
CONTATOS - (71) 3383-3901 / (71) 8153-5527 / sergioicaro@bol.com.br / arcadoaxe.axe@gmail.com / https://mais.uol.com.br/content.html?types=A&action=contentsFromAuthor&codProfile=60hdqfuj9v9c
AÇÕES SOCIAIS - A escola comunitária, fundada há 16 anos, desenvolve educação infantil, alfabetização e cursos profissionalizantes para jovens e adultos. Conta também com horta comunitária, biblioteca e oficinas de dança afro, percussão, artesanato, máscaras, música, informática, audiovisual, idiomas e calçados. A associação também mantém grupos de manifestações folclóricas (capoeira, maculelê, bumba-meu-boi, ala de baianas e banda de percussão), com a participação de adolescentes, jovens, adultos e idosos.CURIOSIDADES - Em 2008, o bloco ganhou o prêmio de melhor fantasia. A Banda Arca do Axé já se chamou Lata de Manteiga, Arca do Saber e Igô Unlá. No dia 21 de julho de 2007, o grupo gravou o samba-reggae "Agosto de 1798" (de autoria de Domingos Sérgio) dentro de um ônibus, com pandeiro, meia-lua e agogô, e fazendo percussão com os bancos, o aro das janelas e o piso de chapa do ônibus.HISTÓRICO - A Associação Cultural, Comunitária e Carnavalesca Arca do Axé e o Projeto Cultural Engenho dos Negros, nasceu em 20 de novembro de 1996, a partir de um grupo folclórico formado por artistas, professores e pessoas das comunidades de Beiru, Engomadeira e Cabula. Entre maio e julho de 2007, a Banda Arca do Axé gravou seu primeiro CD.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Quinta-feira (19h)
CATEGORIA – Afro/CIRCUITO - Batatinha / Osmar
PRESIDENTE - Domingos Sérgio Freitas Silva
RAZÃO SOCIAL - Bloco Afro Arca do AxéCarnaval Ouro Negro
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
VISITE O SITE DO CARNAVAL DO OURO NEGRO
https://www.carnavalouronegro.ba.gov.br/apresentacao.php
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
DONA MARIZETE DO BLOCO AFRO MUNDO NEGRO-BEIRU
(FOTO DE SÉRGIO GUERRA-PROJETO SALVADOR NEGRO AMOR)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Menu principal
Afro
Se por um lado as elites baianas desfrutavam o Carnaval em clubes reservados como o Fantoches da Euterpe e o Clube Carnavalesco Cruz Vermelha, compostos por figuras da alta sociedade, as classes populares sempre encontravam formas de participação na festa. Os blocos afro são responsáveis pelo resgate da cultura africana e exibem, através da dança, da música e da indumentária, as contribuições dessa cultura para a formação da identidade brasileira. Os blocos afro trazem consigo um forte viés político: a luta contra o preconceito e o racismo em todas as suas formas, além da afirmação da identidade negra.
NOME FANTASIA - Ilê Aiyê
ANO DE FUNDAÇAO - 1/11/1974
ENDEREÇO - Rua Curuzu, nº 228, Liberdade
CONTATOS - (71) 2103-3400 / (71) 9984-4969 / (71) 9988-0702 / ileaiye@ileaiye.org.br / sandrotelles@hotmail.com
LOJA -
LOCAL DE ENSAIOS - Senzala do Barro Preto, Curuzu (Liberdade)
AÇÕES SOCIAIS - O bloco mantém um projeto de inserção pedagógica que contempla a escola de educação formal Mãe Hilda e a de educação infantil Banda Erê. Também oferece cursos profissionalizantes de assistente de cozinha, estética afro, informática, confecção de instrumentos e telemarkenting.
CURIOSIDADES - Ilê Aiyê significa "Casa dos Negros". A Liberdade é o bairro de maior população negra do país: mais de 600 mil habitantes.
HISTÓRICO - Primeiro bloco afro fundado na Bahia, o Ilê Aiyê nasceu no Curuzu, Liberdade, e já foi premiado diversas vezes como o melhor bloco afro do Carnaval baiano. A discografia do Ilê Aiyê, batizada com o nome de "Canto Negro", é composta por quatro discos. No CD "IV Canto Negro", lançado em 1998 e produzido por Arto Lindsay, foram gravadas músicas que fizeram sucesso ao longo dos primeiros 25 anos do bloco. Pela Band'Aiyê já passaram grandes mestres da percussão baiana, como Mestre Bafo, Mestre Carneiro, Mestre Eron, Mestre Muçulmano, Mestre Valter, Neguinho do Samba, Mestre Senac, Mestre Prego, Ninha, Robertinho Alazarrô, Carlinhos Brown e Ademir. O Ilê Aiyê já se apresentou em inúmeros países, a exemplo de Angola, Benin, Estados Unidos, França, Itália, Alemanha, Dinamarca, Equador, Colômbia e Argentina.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado (21h) segunda e terça (20h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar
PRESIDENTE - Antonio Carlos dos Santos (Vovô)
RAZÃO SOCIAL - Associação Cultural Bloco Carnavalesco Ilê Aiyê
NOME FANTASIA - Mutuê
ANO DE FUNDAÇAO - 20/07/1975
ENDEREÇO - Rua do Trovador, nº 13, Engenho Velho de Brotas
CONTATOS - (71) 8798-1559 / (71) 8752-5406 / (71) 3364-0056 / (71) 3492-5012 / blocoafromutue@bol.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Engenho Velho de Brotas / Arena do Solar Boa Vista
AÇÕES SOCIAIS - Oficina de percussão, dança afro e capoeira infanto-juvenil.
CURIOSIDADES - "Mutuê" significa "cabeça" na língua africana banto. No Carnaval 2008, o bloco desfilou com o tema "Tempo de afoxé", introduzindo em sua estrutura as alas mirins e proporcionando às crianças da comunidade a participação no Carnaval.
HISTÓRICO - Fundado em 20 de julho de 1975, o Bloco Afro Mutuê teve sua base inicial no bairro de Caixa D’Água, transferindo-se em 2007 para o bairro de Engenho Velho de Botas, onde passou a desenvolver atividades com crianças do bairro.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta-feira e sábado (16h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Maria José (Zezé) Barbosa
RAZÃO SOCIAL - Bloco Afro Mutuê
NOME FANTASIA - Malê de Balê
ANO DE FUNDAÇAO - 23/03/1979
ENDEREÇO - Parque Metropolitano do Abaeté, s/n
CONTATOS - (71) 3375-7176 / (71) 3375-3481/ (71) 9167-7721 / (71) 8854-0048 / maledebale@terra.com.br / negroarcanjo@ig.com.br
LOJA - Sede
LOCAL DE ENSAIOS - Sede
AÇÕES SOCIAIS - O bloco mantém uma escola que atende a cerca de 300 alunos, do pré-escolar até a segunda série, oferecendo também aulas de dança, teatro e música.
CURIOSIDADES - O bloco é considerado como maior balé afro do mundo. Realiza apresentações com 2.000 dançarinos atuando conjuntamente. O nome do bloco é uma homenagem à Revolta dos Malês, levante de negros mulçumanos que ocorreu em 1835, em Salvador. O termo "malê" deriva do iorubá "imale", designando o muçulmano. O Malê foi o primeiro bloco a ser campeão, no Carnaval de 1980, na categoria de bloco afro de Salvador.
HISTÓRICO - Os fundadores do Malê participavam do bloco afro Melo do Banzu, no Engenho Velho da Federação, e quando se mudaram para Itapuã resolveram fundar o bloco, que se tornou também uma associação de moradores da comunidade, dedicada a valorizar a cultura negra e promover o desenvolvimento do bairro.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta (21h), sábado (20h) e segunda (21h30)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar
PRESIDENTE - Cláudio Souza de Araújo
RAZÃO SOCIAL - Sociedade Cultural Recreativa e Carnavalesca Malê de Balê
NOME FANTASIA - Olodum
ANO DE FUNDAÇAO - 25/04/1979
ENDEREÇO - Rua das Laranjeiras, 30, térreo, Pelourinho
CONTATOS - (71) 3321 5010 / (71) 3321 4154 / jjr.olodum@uol.com.br / bloco.olodum@uol.com.br / nm.olodum@uol.com.br / https://olodum.uol.com.br
LOJA - Sede
LOCAL DE ENSAIOS - Praça Pedro Arcanjo (Pelourinho)
AÇÕES SOCIAIS - O Olodum teve a iniciativa de, além do bloco de Carnaval, criar uma escola, uma banda de shows e um bando de teatro, como alternativas para estimular a presença afro-brasileira em áreas que, até então, ofereciam pouca visibilidade à população negra.
CURIOSIDADES - A música do Olodum é fruto de uma fusão de ritmos de origem africana, como o ijexá, o samba, o alujá e o reggae.
HISTÓRICO - O Bloco Afro Olodum foi fundado em 1979, como opção de lazer para os moradores do bairro do Maciel, hoje conhecido como Pelourinho. É uma organização não-governamental reconhecida como de utilidade pública e desenvolve atividades que visam valorizar e fortalecer a cultura de matriz africana e aprimorar o processo de formação cultural dos afro-baianos através de ações educativas e culturais. Depois da estréia no Carnaval de 1980, o grupo conquistou 2.000 associados e passou a abordar temas históricos relativos à cultura afro-brasileira. O primeiro LP, "Egito, Madagascar" (1987), estourou na Bahia com a música "Faraó". O Olodum tornou-se conhecido internacionalmente como grupo de percussão afro-brasileira e excursionou pela Europa, Japão e América do Sul. Um dos momentos de maior exposição foi em 1990, quando o grupo participou do disco "The Rhythm of the Saints", do cantor Paul Simon. O Olodum já gravou também com outros músicos consagrados, como Wayne Shorter, Michael Jackson, Jimmy Cliff, Herbie Hancock e Caetano Veloso.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta (21h) domingo (16h) e terça (21h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha (sexta) / Dodô (domingo) / Osmar (terça)
PRESIDENTE - João Jorge Santos Rodrigues
RAZÃO SOCIAL - Associação Carnavalesca Bloco Afro Olodum
NOME FANTASIA - Alabê
ANO DE FUNDAÇAO - 03/03/1981
ENDEREÇO - Rua do Curuzu, 282, Liberdade
CONTATOS - (71) 3236 2279 / (71) 88613095 / alabecuruzu@gmail.com
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Sede
AÇÕES SOCIAIS - Oficinas de corte e costura, percussão e capoeira.
CURIOSIDADES - O primeiro desfile do bloco teve todo o material de estrutura emprestado de outros blocos, a exemplo do gerador de energia elétrica, cedido pelo extinto bloco Ensopado de Tatu.
HISTÓRICO - O fundador Alírio Macêdo Pitta já participava de outros blocos, mas nenhum deles tinha sede na comunidade de Vasco da Gama. O primeiro desfile do Alabê ocorreu em 1982 e contou com a participação de 600 foliões. Em 1985, o bloco se transferiu para o Curuzú.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta e domingo (19h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Alírio Macêdo Pitta
RAZÃO SOCIAL - Sociedade Recreativa e Cultural Alabê
NOME FANTASIA - Muzenza
ANO DE FUNDAÇAO - 05/05/1981
ENDEREÇO - Rua das Laranjeiras, 22, Pelourinho
CONTATOS - (71) 3256 1620 / (71) 8811 8981 / (71) 8894-6201 / afromuzenza@ig.com.br
LOJA - Sede
LOCAL DE ENSAIOS - Tereza Batista (Pelourinho)
AÇÕES SOCIAIS - Aulas de dança, percussão e confecção de instrumentos.
CURIOSIDADES - Algumas músicas dos compositores do bloco foram regravadas por artistas de renome nacional, como Margareth Menezes ("Povo vem ver"), Carlinhos Brown ("Rumpillé"), Maria Bethânia ("A terra tremeu"), Gal Costa ("Brilho beleza") e Daniela Mercury ("Swing da cor"). "Muzenza" é um termo de origem banto-kikongo, que significa "yaô dos nagôs", nome dados aos iniciados no candomblé da linha de Angola. Em sua categoria, o bloco ganhou 12 vezes o título de campeão do Carnaval.
HISTÓRICO - O Muzenza surgiu no bairro da Liberdade, como um tributo ao músico jamaicano Bob Marley (1945-1981), responsável pela difusão internacional do reggae. A inspiração na cultura afro-jamaicana veio da popularidade do ritmo nos anos 1980. O Muzenza era adorado pelos jovens foliões na década de 80, ficando conhecido como o "bloco do reggae" ou Muzenza do Reggae. No primeiro Carnaval do bloco, em 1982, cerca de 4.000 foliões desfilaram no bloco. Aos poucos, o Muzenza consolidou-se como um dos blocos que desenvolvem o maior número de variações rítmicas no Carnaval de Salvador. Em 1988, o grupo lançou o seu primeiro disco, "Muzenza do Reggae", pela Continental.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado, segunda e terça (21h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar
PRESIDENTE - Jorge dos Santos
RAZÃO SOCIAL - Grêmio Recreativo e Cultural Muzenza
NOME FANTASIA - Os Negões
ANO DE FUNDAÇAO - 11/02/1982
ENDEREÇO - Av. Vasco da Gama, 400, 1º/2º andar
CONTATOS - (71) 3261 2895 / (71) 9943 4140 / (71) 8765 2682 / (71) 9603-8521 / osnegoes@terra.com.br / franca1@terra.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Largo do Monte Belém, Vasco da Gama
AÇÕES SOCIAIS - Oferece curso pré-vestibular em parceria com a Universidade Estadual da Bahia. Realiza um projeto de qualificação de presidiárias. Mantém o projeto Capoeira e Cidadania, que envolve alfabetização de jovens e adultos, oficinas de dança e percussão.
CURIOSIDADES - Foi tema de reportagem da TV KBS, da Coréia do Sul, sobre a questão racial no Brasil.O nome inicial do bloco era Os Negões de 1,80m, porque todos os fundadores do bloco tinham mais de 1,80m de altura e só podiam participar homens com essa altura mínima. A Poderosa Banda Afro Os Negões, que puxa o desfile do bloco no Carnaval, tem mais de 200 músicos cadastrados.
HISTÓRICO - O Bloco Afro Os Negões foi criado por um grupo de militantes, artistas e esportistas que frequentavam juntos as festas de largo de Salvador, mas no Carnaval sempre se dividiam entre os diversos blocos afro da cidade. Para não continuarem separados durante a folia, decidiram criar o bloco Os Negões de 1,80m. Em 1995, passaram a permitir o ingresso de mulheres e homens com menos de 1,80m de altura Em 2000, o bloco criou o Fórum das Entidades Negras, juntamente com Ilê Aiyê, Muzenza e Malê de Balê.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta (21h), domingo e terça (22h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar (sexta e domingo) / Batatinha (terça)
PRESIDENTE - Paulo Roberto Pereira do Nascimento
RAZÃO SOCIAL - Associação Cultural Os Negões
NOME FANTASIA - Tomalira
ANO DE FUNDAÇAO - 03/05/1982
ENDEREÇO - Ladeira do Carmo, nº 25, Santo Antônio, Centro Histórico
CONTATOS - (71) 3322-0335 / (71) 9933-1711 / (71) 8758-1551 / tomalira1@yahoo.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Escadaria do Carmo (às sextas-feiras)
AÇÕES SOCIAIS - Aulas de percussão e reforço escolar gratuitas para a comunidade.
CURIOSIDADES - Já se apresentou no exterior, em festivais latino-americanos realizados em diversos países pela Europa.
HISTÓRICO - Os componentes da banda Tomalira resolveram criar um bloco com o mesmo nome para desfilar no Carnaval. Durante os ensaios da banda, muitas crianças e jovens se aglomeravam na porta e pediam que os músicos os ensinassem a tocar os instrumentos. Assim, os componentes da banda pensaram em fundar uma ONG para oferecer aulas de música, surgindo então o Grêmio Recreativo e Cultural Tomalira.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Quinta-feira (1h), sábado (19h) segunda-feira (21h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar (quinta) / Batatinha (sábado e segunda)
PRESIDENTE - Renato Kalile
RAZÃO SOCIAL - Grêmio Recreativo e Cultural Tomalira
NOME FANTASIA - Okanbí
ANO DE FUNDAÇAO - 23/07/1982
ENDEREÇO - Rua do Trovador, 13, loja 2, Engenho Velho de Brotas
CONTATOS - (71) 3492 5012 / (71) 8752 5406 / (71) 8148 9059 / okanbi2@yahoo.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Praça do Reggae (Pelourinho)
AÇÕES SOCIAIS - Oficina de percussão e dança para crianças.
CURIOSIDADES - Okanbí foi um rei da cidade africana de Ilé Isé, seu nome significa "nascido do coração". Em 1983, o Okanbí ganhou o troféu Momo 83, com "Barca Ijexá", melhor música do Carnaval daquele ano e que até hoje é conhecida como o hino do bloco. O diretor musical do Okanbi, Jorjão Bafafé, já tocou o cantor de reggae jamaicano Jimmy Cliff.
HISTÓRICO - Após Jorjão Bafafé sair do bloco Badauê, ele se juntou aos integrantes da Associação Cultural Grupo União, do Engenho Velho de Brotas, para fundar o Afoxé Okanbí, com o intuito de apresentar as referências culturais afro-baianas da comunidade no Carnaval. O primeiro desfile do Okanbí foi em 1983, com o tema "Ômo Obá Okanbi", expressão iorubá que significa "Filho do Rei Okanbí". De 1984 até 1996, o bloco parou de desfilar, retornando em 1997 aos desfiles na Lavagem do Porto da Barra. Em 1998, o Okanbí se tornou um bloco afro e passou a desfilar no Campo Grande. Em 2004, o bloco iniciou o projeto Tocando os Corações, com oficinas de percussão e dança afro para crianças de escolas municipais do bairro.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Segunda-feira e terça-feira, (16h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar (segunda e terça)
PRESIDENTE - Jorjão Bafafé
RAZÃO SOCIAL - Grupo Cultural Recreativo e Carnavalesco Bloco Afro Okanbí
NOME FANTASIA - Alafin
ANO DE FUNDAÇAO - 21/03/1983
ENDEREÇO - Rua 12 de Setembro, nº 39, Alto do Cruzeiro, Cosme de Farias
CONTATOS - (71) 3382-4732 / (71) 8154-6464
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Largo do Alto do Cruzeiro
AÇÕES SOCIAIS - Aulas de dança e de percussão para crianças e adolescentes.
CURIOSIDADES - Os abadás são doados para a comunidade e são muito concorridos.
HISTÓRICO - Um grupo de amigos da comunidade de Cosme de Farias decidiu formar um bloco para desfilar no Carnaval. No início, os instrumentos eram emprestados de outros blocos. Com o passar do tempo, as pessoas da comunidade começaram a fazer doações para que o bloco comprasse e pudesse ensaiar com instrumentos próprios.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado (19h45) e segunda-feira (17h20)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Adilton Costa Souza
RAZÃO SOCIAL - Grupo Cultural Recreativo e Carnavalesco Alafin
NOME FANTASIA - Arca de Olorum
ANO DE FUNDAÇAO - 29/04/1985
ENDEREÇO - Segunda Travessa da Paz, nº 36 E, Rio Sena
CONTATOS - (71) 9205-5339 / (71) 3218-5125 / (71) 3218-6450 / arcaolorum@yahoo.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Sede
AÇÕES SOCIAIS - Através do projeto Cidadania Cultural, o bloco realiza oficinas de instrumentos e confecção de bonecos para a comunidade. As aulas – de costura, artesanato em sandálias, corte e costura, teatro, percussão e estilismo – ocorrem na sede do bloco, em escolas e em espaços culturais. Há ainda aulas de futebol para crianças.
CURIOSIDADES - O Arca de Olorum realiza ações de promoção da cultura da paz. Além de defender, fortalecer e divulgar a cultura afro, o bloco se propõe a representar o Subúrbio Ferroviário no Carnaval de Salvador. Os cursos de capacitação promovidos durante o ano todo geram a renda que cobre os custos das ações realizadas pelo bloco.
HISTÓRICO - O bloco surgiu a partir do antigo grupo de capoeira Dandara, no Pelourinho. Os fundadores começaram a desenvolver um trabalho de capoeira e percussão com jovens do Rio Sena. O nome do bloco é inspirado numa pintura que pertencia ao fotógrafo e etnólogo Pierre Verger (1902-1996), que viveu 50 anos na Bahia e pesquisou a história, os costumes e a religião dos povos iorubá e seus descendentes na África Ocidental e na Bahia. O Bloco Arca de Olorum foi às ruas pela primeira vez em 1986, participando do Carnaval de bairro do Uruguai, Macaúbas e Cosme de Farias, sendo campeão no Uruguai e em Macaúbas.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta, (18h), sábado (19h) e domingo (14h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar (sexta-feira e sábado) / Plataforma (domingo)
PRESIDENTE - Carlos Alberto Alves Almeida
RAZÃO SOCIAL - Associação Cultural Bloco Carnavalesco Arca de Olorum
NOME FANTASIA - Abi Si Aiyê
ANO DE FUNDAÇAO - 20/11/1985
ENDEREÇO - Rua do Sabiá, nº 18 E, Vista Alegre / Conj. Vista Alegre, Bl. 144 G, Ap. 01
CONTATOS - (71) 3408-6008 / (71) 9924-9374 / (71) 8231-6468 / (71) 8180-3472 / abisi_cultura@yahoo.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Sede
AÇÕES SOCIAIS - Aulas de artesanato, reforço escolar e futebol. Cursos de capacitação em plantação de hortas, gratuitos para comunidade.
CURIOSIDADES - No início dos anos 90, o bloco ganhou o título de segundo melhor bloco afro do Carnaval. Em 2005, o bloco ficou na terceira colocação. O bloco também participa de outras festas de largo de Salvador, como a Lavagem do Bonfim e a Festa de Yemanjá, e promove lavagens, gincanas e festivais no bairro.
HISTÓRICO - O presidente-fundador Benedito Cerqueira, que já havia sido dirigente do extinto bloco Os Blacks, na época em que residia na região da Avenida Vasco da Gama, resolveu, ao mudar-se para o bairro de Vista Alegre, criar um bloco para a comunidade local. Com a ajuda de outros moradores, ele teve a idéia de propiciar à comunidade uma forma de participar dos desfiles do Carnaval. A Associação Cultural Bloco Afro Abi-Si-Aiyê desfilou pela primeira vez em 1986.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Domingo (16h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Benedito Cerqueira Santos
RAZÃO SOCIAL - Bloco Afro Abi Si Aiyê
NOME FANTASIA - Furacão 2001
ANO DE FUNDAÇAO - 14/04/1987
ENDEREÇO - Rua Benjamim Franklin, nº 75, Barros Reis
CONTATOS - (71) 8721-0702 / (71) 9105-0458 / blocofuracao2001@bol.com.br / antoniocarlos-ssa@hotmail.com
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS -
AÇÕES SOCIAIS - Cursos profissionalizantes de corte e costura, artesanato, pintura, dança afro, reforma de sapatos, confecção de instrumentos e reforço escolar. A entidade também oferece assistência para jovens em situação de risco.
CURIOSIDADES - Todas as fantasias são confeccionadas pelos próprios integrantes das alas. Os músicos da banda são todos ex-alunos das oficinas do bloco.
HISTÓRICO - O fundador Antonio Carlos Teixeira (Carlinhos Badá) morava no bairro do Nordeste de Amaralina e era um dos diretores do grupo de samba junino Boqueirão. Junto com alguns amigos, resolveu criar o grupo cultural carnavalesco Furacão 2001, que desfilou pela primeira vez em 1987. Em 1988, foi campeão pela primeira vez no Carnaval.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta (19h), domingo (17h30), segunda-feira (16h) e terça-feira (21h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha e Osmar (sexta, domingo e terça-feira) / Liberdade (segunda-feira)
PRESIDENTE - Antonio Carlos Teixeira (Carlinhos Badá)
RAZÃO SOCIAL - Grêmio Recreativo Educativo Esportivo e Carnavalesco Furacão 2001
NOME FANTASIA - Alerta Mente Negra
ANO DE FUNDAÇAO - 20/11/1988
ENDEREÇO - Rua Guaíba, 18, 3º andar, Caixa d’Água
CONTATOS - (71) 9957 9999 / (71) 8742 8306 / (71) 8735 8303 / (71) 3241 2290 / alertamentenegra20anos@bol.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Sede
AÇÕES SOCIAIS - Aulas de capoeira e artesanato.
CURIOSIDADES - Vencedor do primeiro lugar no Carnaval de 1990, segundo lugar em 1991 e 1992, e terceiro lugar em 1993 e 1994.
HISTÓRICO - Alguns diretores do Afoxé Olorum Baba Mi queriam que ele se tornasse um bloco afro. Houve então uma separação entre os diretores e aqueles que queriam a mudança fundaram o bloco Afro Alerta Mente Negra.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado (20h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Valdemir Oliveira Santos
RAZÃO SOCIAL - Associação Cultural e Comunitária Alerta Mente Negra
NOME FANTASIA - 100 Censura
ANO DE FUNDAÇAO - 01/11/1989
ENDEREÇO - Rua d'Ajuda, nº 9, Ed. Barreiro, 3º andar, sala 12, Centro
CONTATOS - (71) 3495-2255 / (71) 8844-9467 / afropopbahia@hotmail.com
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Não
AÇÕES SOCIAIS - O bloco realiza aulas de instrumentos de cordas e percussão para comunidade do Engenho Velho de Brotas e apóia o Núcleo de Assistência as Pessoas com Câncer (NAPEC), localizado na comunidade.
CURIOSIDADES - Em 2009, o 100 Censura comemora 20 anos com uma homenagem ao Senegal, trazendo artistas do país africano para se apresentarem no Carnaval. No Carnaval 2008, o bloco promoveu uma homenagem ao hip-hop, com a participação de artistas nacionais do gênero, como MV Bill.
HISTÓRICO - O bloco surgiu no final dos anos 80, entre estudantes da Faculdade de História da Universidade Católica, que lutavam pelo direito da liberdade de expressão e contra a discriminação racial.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Domingo, segunda e terça, (21h30)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar
PRESIDENTE - Gilvan Francisco Gomes dos Santos
RAZÃO SOCIAL - Associação Recreativa, Cultural e Carnavalesca Afro Pop 100 Censura
NOME FANTASIA - Mundo Negro
ANO DE FUNDAÇAO - 21/04/1990
ENDEREÇO - Rua Manuel Rufino, 22 E, Beiru
CONTATOS - (71) 3230 1727 / (71) 9127 9224 / beirumundonegro@gmail.com
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Não
AÇÕES SOCIAIS - Cursos de manicure, artesanato, percussão e dança.
CURIOSIDADES - A Associação Cultural Comunitária e Carnavalesca Mundo Negro publicou o livro "Beiru" (2007), que conta a história do bairro e de seus personagens históricos.
HISTÓRICO - A Associação Cultural Comunitária e Carnavalesca Mundo Negro foi fundada numa época em que os moradores do Beiru lutavam para manter o nome do bairro, que tinha sido substituído por Tancredo Neves. O nome Beiru homenageia Preto Beiru, um nigeriano que chegou à região, como escravo, nos idos de 1820 e herdou as terras da família Silva Garcia. Beiru é o único bairro de Salvador que tem o nome de um africano em Salvador.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado e segunda, (21h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar
PRESIDENTE - Roberto dos Santos Freitas
RAZÃO SOCIAL - Associação Cultural Comunitária e Carnavalesca Mundo Negro
NOME FANTASIA - Tempero de Negro
ANO DE FUNDAÇAO - 21/06/1990
ENDEREÇO - Rua Cambira, 12, Cosme de Farias
CONTATOS - (71) 3244 4910 / (71) 9949 9899 / (71) 9134 5603
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Sede.
AÇÕES SOCIAIS - Aulas de percussão, capoeira, dança afro, futebol de salão e reforço escolar.
CURIOSIDADES - É o único bloco de Carnaval que tem a cuíca como instrumento na banda. Essa particularidade tem atraído músicos de várias origens, inclusive estrangeiros, às aulas de cuíca, na sede do bloco.
HISTÓRICO - A Associação Tempero de Negro foi criado pelo pagodeiro Rui da Cuíca em 1994, com o intuito de desenvolver o contato das crianças com a música e representar a comunidade no Carnaval.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado e segunda-feira (18h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Ruimar Nascimento Santana
RAZÃO SOCIAL - Associação Cultural e Carnavalesca Tempero de Negro
NOME FANTASIA - Dengo Baiano
ANO DE FUNDAÇAO - 03/07/1991
ENDEREÇO - Av. Beira Mar, 02, lote 16, casa 48, Escada / Rua das Virgens, 35, Periperi
CONTATOS - (71) 8837 1348 / (71) 3308 2574 / (71) 3398 2133 / asssociacaodengobaiano@hotmail.com
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Esporte Clube Flameguinho (Periperi)
AÇÕES SOCIAIS - Oficinas de dança afro, percussão e teatro (aos sábados).
CURIOSIDADES -
HISTÓRICO - A Associação Comunitária Recreativa Beneficente Cultural Dengo Baiano é uma entidade sem fins lucrativos, criada com o objetivo de proporcionar um espaço cultural e de lazer para crianças, jovens e idosos do bairro de Paripe. O bloco já teve diversos nomes, como Estrela Solar e Filhos de Periperi.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado e segunda-feira (19h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Venobaldo Ferreira da Hora
RAZÃO SOCIAL - Associação Comunitária Recreativa Beneficente Cultural e Carnavalesca Dengo Baiano
NOME FANTASIA - Oriobá
ANO DE FUNDAÇAO - 26/07/1991
ENDEREÇO - Av. Leocádio, nº 27, Curuzú, Liberdade
CONTATOS - (71) 3386-3434 / (71) 9912-3906 / (71) 8820-7857 / (71) 3322-2604
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Colégio Celina Pinho, Curuzú, Liberdade
AÇÕES SOCIAIS - O bloco oferece aulas de dança e capoeira e cursos de penteado afro, gratuitos para comunidade.
CURIOSIDADES - A palavra "oriobá" significa "cabeça de rei" no idioma africano iorubá. Os abadás do bloco são oferecidos pelo valor simbólico de R$ 10,00, mais 2 kg de alimentos não-perecíveis. O dinheiro é revertido nas despesas alimentares dos componentes da banda durante o desfile e o alimento é doado para entidades beneficentes.
HISTÓRICO - Antes de criar o Oriobá, o fundador do bloco, Reginaldo Teles da Cruz, passou pelo Ilê Aiyê e pelos extintos blocos Orumilá e Ojuobá. O Oriobá surgiu a pedido da comunidade do Curuzú, que queria participar do Carnaval. Em 1992, o bloco, então recém-fundado, não conseguiu desfilar. Em 1993, o Oriobá realizou seu primeiro desfile, com o tema "Oranian, Fundador do Reino de Oió", contando com diversas alas e cerca de 400 foliões.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado e segunda (20h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Liberdade (sábado) e Batatinha (segunda-feira)
PRESIDENTE - Reginaldo Teles da Cruz
RAZÃO SOCIAL - Bloco Carnavalesco e Cultural Oriobá
NOME FANTASIA - Impacto Sonoro
ANO DE FUNDAÇAO - 31/12/1991
ENDEREÇO - Rua Tenente José Cardoso, nº 73-F, Nordeste de Amaralina
CONTATOS - (71) 3240 4718 / (71) 8761 0474
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Beco da Cultura (Rua Bomboché, Nordeste de Amaralina)
AÇÕES SOCIAIS - O bloco desenvolve o projeto Percussão em Ação, que visa tirar os jovens da situação de risco das ruas e oferece um curso de telefonia e aulas de dança afro.
CURIOSIDADES - O bloco viajou para a Espanha, em 1992, para participar do projeto Afroamérica, evento comemorativo dos 500 anos da descoberta da América. No mesmo ano, o bloco fez seu primeiro desfile com a banda Impacto Sonoro, com o tema "Mali" (homenagem à República de Mali, país do noroeste africano).
HISTÓRICO - Na década de 80, surgiu na comunidade o Bloco Afro Mali (nascido por influência dos Diplomatas de Amaralina, bloco mais antigo do bairro). Em 1991, a comunidade se reuniu para reestruturar o bloco e continuar a organizar festividades (lavagens, queima-de-judas, quebra-pote, pau-de-sebo, corrida de ovo-na-colher) e o desfile do Carnaval. A banda Impacto Sonoro passou a puxar os ensaios e acabou dando o nome ao bloco.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado e segunda (21h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - José Araújo de Santana (Zeca Maly)
RAZÃO SOCIAL - Associação Cultural Comunitária e Carnavalesca Impacto Sonoro
NOME FANTASIA - Amigos do Babá
ANO DE FUNDAÇAO - 1º/01/1992
ENDEREÇO - Rua Santa Luzia, nº 44, Pau Miúdo
CONTATOS - (71) 3256-9455 / (71) 8216-9452
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Não
AÇÕES SOCIAIS - Desenvolve trabalhos com crianças em situação de risco.
CURIOSIDADES - A palavra "Babá" significa "pai" no idioma africano iorubá. Em seus desfiles no Carnaval, o bloco já homenageou personalidades como Vovô do Ilê, Gilberto Gil, Margareth Menezes, Jorge Amado e Zélia Gatai. Os abadás são trocados por 2 kg de alimento, que são doados para uma creche localizada na comunidade.
HISTÓRICO - A entidade carnavalesca foi criada por um grupo de compositores – incluindo nomes como Josué do Babá, Walter Garrincha e Beto Jamaica – que participavam de outros blocos e resolveram criar um novo bloco afro voltado para as comunidades dos bairros da Liberdade e Pero Vaz. O primeiro desfile ocorreu em 1992, com o tema "Girassol" e animado pelo som da banda Berimbau. A partir de 1998, o bloco começou a homenagear artistas locais.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta-feira (19h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Josué Almeida Santos
RAZÃO SOCIAL - Bloco Afro Cultural Amigos do Babá
NOME FANTASIA - Zambiã
ANO DE FUNDAÇAO - 02/07/1992
ENDEREÇO - Loteamento Jardim Independência, Quadra F, Lote 26, Itinga, Lauro de Freitas
CONTATOS - (71) 3252 8021 / (71) 9906 3317 / (71) 8725 3937 / zambiazinha@hotmail.com
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Sede
AÇÕES SOCIAIS - Aula de dança afro, percussão, artesanato, capoeira e estética afro.
CURIOSIDADES - Outros blocos do Carnaval costumam convidar a companhia a participar de seus desfiles nos dias de folia.
HISTÓRICO - O grupo surgiu com apenas cinco integrantes e realizou sua primeira apresentação durante o 1º Encontro de Mestres de Capoeira da Bahia. O primeiro nome, Cia. De Dança Negra, foi substituído depois por Zambiã, em referência à divindade suprema de algumas religiões africanas. O objetivo da agremiação é promover a cultura afro-brasileira e disseminar a história de lutas, conquistas e resistência dos negros no Brasil.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta e domingo (17h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Rafaela Anunciação dos Santos
RAZÃO SOCIAL - Grupo Cultural Afro Contemporâneo Zambiã
NOME FANTASIA - Zambiã
ANO DE FUNDAÇAO - 27/08/1993
ENDEREÇO - Av. Sete de Setembro, 62, sala 104, Edf. Sulacap
CONTATOS - (71) 3377-2674 / (71) 3249-1664 / (71) 8705-2981 / lumafra57@hotmail.com
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Sede
AÇÕES SOCIAIS -
CURIOSIDADES - Foi indicado como melhor bloco infantil pelo jornal "A Tarde". "Ibeji", palavra do idioma africano iorubá, é o nome de uma divindade-criança, correspondente aos erês do candomblé.
HISTÓRICO - O Ibeji foi fundado com o objetivo de propiciar diversão e lazer para crianças de famílias de baixa renda durante o Carnaval. A idéia do bloco surgiu a partir de uma pesquisa realizada em bairros populares, que detectou o desejo das crianças dessas comunidades de sair nos blocos de trio. No primeiro desfile, o bloco saiu com mais de 1.000 crianças de diversos bairros de Salvador.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Domingo e terça (11h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar
PRESIDENTE - Lúcia Maria da França de Santana
RAZÃO SOCIAL - Associação de Cultura e Entretenimento Ibeji
NOME FANTASIA - Blocão da Liberdade
ANO DE FUNDAÇAO - 15/09/1993
ENDEREÇO - Rua Lauro Vilas Boas, nº 3, Liberdade
CONTATOS - (71) 3241-1862 / (71) 9616-5223 / ibasoreiya@yahoo.com.br / www.ibasoreiya.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Não
AÇÕES SOCIAIS - O bloco possui um Núcleo de Estudos e Desenvolvimento Profissional da Beleza e Estética do Afro-descendente que oferece aulas, para a comunidade, de higiene e saúde, saúde capilar, postura e ética, elaboração de penteados, entre outros assuntos.
CURIOSIDADES - A banda foi uma das primeiras a mesclar instrumentos de percussão com baixo, teclado e guitarra. Daniela Mercury foi madrinha do bloco.
HISTÓRICO - O primeiro nome do bloco, Vulcão da Liberdade, era também título de uma música composta por Tonho Matéria e gravada por Daniela Mercury. O primeiro desfile do bloco ocorreu em 1994 e teve a participação da madrinha Daniela nos ensaios e no desfile. A sede foi implantada no Curuzú, onde o bloco recebeu grande apoio da comunidade.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Domingo, segunda-feira e terça-feira (21h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar
PRESIDENTE - Paulo Augusto dos Santos Lima
RAZÃO SOCIAL - Instituto Sócio-cultural e Carnavalesco Ibasoré Iya Blocão da Liberdade
NOME FANTASIA - Didá
ANO DE FUNDAÇAO - 13/12/1993
ENDEREÇO - Rua João de Deus, nº 19, Pelourinho
CONTATOS - (71) 9206-8409 / (71) 88044807 / viviam_dida@hotmail.com
LOJA -
LOCAL DE ENSAIOS - Não
AÇÕES SOCIAIS - Oficinas, voltadas para mulheres e crianças, de canto, percussão, jazz, capoeira teatro, fotografia digital, fabricação de instrumentos musicais e corte e costura, entre outras.
CURIOSIDADES - O bloco é dirigido exclusivamente para mulheres e crianças e conta com o apoio de artistas como Caetano Veloso e Elba Ramalho. O primeiro carro alegórico do bloco desfilou em 1997; era uma "Fobica" com bonecos de papel machê, em tamanho real, representando os artistas Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia.
HISTÓRICO - A instituição Didá nasceu com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de mulheres e crianças através da arte-educação. Surgiu de um pequeno grupo de mulheres que dava suas primeiras batidas em tambores na sede do projeto. Em janeiro de 1994, o percussionista Neguinho do Samba estimulou o grupo a tocar na Lavagem do Bonfim, numa apresentação em frente ao Mercado Modelo. Essa primeira aparição pública da Didá causou sensação entre o público, pois mulheres fazendo samba-reggae era uma novidade. Um mês depois, quando a cantora Mariazinha convidou a recém-criada Didá Banda Feminina para abrir o Carnaval de Salvador, o grupo realizou um cortejo até sua sede no Pelourinho. Em 1995, a Didá organizou-se enquanto um pequeno bloco afro. Dele participaram familiares, amigas, alunas e mulheres da comunidade do Centro Histórico. Entre os temas já abordados pelo bloco em seus desfiles de Carnaval, estão o tropicalismo (1997), a infância (1999 e 2000) e a baiana do acarajé (2001).
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado (20h) e segunda (12h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar
PRESIDENTE - Viviam Caroline de Jesus Queirós
RAZÃO SOCIAL - Bloco Afro Didá
NOME FANTASIA - Afro Quilombo
ANO DE FUNDAÇAO - 14/04/1995
ENDEREÇO - Avenida Presidente Costa e Silva, 15, Dique do Tororó
CONTATOS - (71) 8236 2256 / (71) 3384 7156 / (71) 8812-4106
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Quadra do Apaches do Tororó (Dique do Tororó).
AÇÕES SOCIAIS - Oficinas de artes plásticas, confecção, capoeira, dança e teatro.
CURIOSIDADES - Foi a primeira entidade carnavalesca afro do Tororó.
HISTÓRICO - O Afro Quilombo foi fundado por músicos que vieram de outros blocos (Olodum, Ilê Aiyê, Filhos de Gandhy e Muzenza). Eles decidiram resgatar a riqueza cultural do bairro criando um bloco afro, já que existiam blocos de outros gêneros na região. O primeiro desfile do bloco aconteceu no mesmo ano de fundação, com o tema "Oxossi, caçador de uma só flecha", e reuniu cerca de 1.200 pessoas.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado e segunda
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha / Osmar
PRESIDENTE - Sandro Cavalcante Silva
RAZÃO SOCIAL - Entidade Cultural Afro Quilombo
NOME FANTASIA - Agbara
ANO DE FUNDAÇAO - 05/03/1996
ENDEREÇO - Fazenda Grande IV, bloco 54, Ap. 202, Setor V, Cajazeiras/Boca da Mata
CONTATOS - (71) 8817 7045 / (71) 3219 5927 / (71) 8782 6501 / agbarabr@yahoo.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Largo do Setor V (Boca da Mata)
AÇÕES SOCIAIS - Cursos de dicção, capoeira, percussão, serigrafia e futebol.
CURIOSIDADES - As fantasias são trocadas por alimentos que são doados para instituições beneficentes. A palavra "Agbara" significa "força", "poder", no idioma africano iorubá.
HISTÓRICO - No início, o bloco era um grupo junino formado na Liberdade. Em 1999, o Agbara ficou em terceiro lugar como melhor bloco de Carnaval.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta (20h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Osmar de Oliveira
RAZÃO SOCIAL - Grupo Cultural Agbara
NOME FANTASIA - Malcolm X
ANO DE FUNDAÇAO - 03/01/1997
ENDEREÇO - Rua dos Bandeirantes, 49, 1º andar, Matatu de Brotas
CONTATOS - (71) 9957 6684 / (71) 9986 0233 / (71) 9906 0685
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Praça da Massaranduba (Cidade Baixa) e Clube Flamenguinho (Periperi)
AÇÕES SOCIAIS - Cursos profissionalizantes e cursos preparatórios para concurso, voltados para jovens do Subúrbio Ferroviário.
CURIOSIDADES - Em 2002, um grupo de turistas norte-americanos, impressionado com nome do bloco (que homenageia o grande líder da luta contra o racismo nos Estados Unidos), resolveu, em pleno desfile, comprar 200 camisas dos foliões do bloco.
HISTÓRICO - O bloco, criado por um grupo de jovens, surgiu para expressar, durante o Carnaval, os problemas vividos pela comunidade negra da periferia de Salvador.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Quinta-feira e sexta-feira (21h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Luís dias
RAZÃO SOCIAL - Associação Recreativa Educacional Malcolm X
NOME FANTASIA - Ogun Xorokê
ANO DE FUNDAÇAO - 30/09/1997
ENDEREÇO - Caminho 39, casa 16, Fazenda Grande IV, setor 4, Cajazeiras
CONTATOS - (71) 3305 2157 / (71) 3305 2413 / (71) 8623-9128 / xorokesim@yahoo.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Sede
AÇÕES SOCIAIS - Aula de percussão, capoeira e dança.
CURIOSIDADES - Em 2008, o bloco fez uma apresentação dentro de uma igreja de Vitória da Conquista (BA).
HISTÓRICO - O bloco surgiu com a idéia de Antônio Marcos Araújo de dar aulas percussão e conscientização a crianças do município baiano de Vitória da Conquista (BA). O grupo de percussionistas-mirins logo começou a se apresentar nas festas de cidade. Em 2000, o bloco trouxe as crianças a Salvador para se apresentar na Lavagem do Bonfim e fez parcerias com diversos grupos comunitários, que geraram visitas constantes do grupo à capital. Em maio de 2008, o bloco se transferiu para Salvador. O primeiro desfile do Ogun Xorokê na micareta de Vitória da Conquista foi em 1997, e no Carnaval de Salvador foi em 2004.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta e domingo (19h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Maria das Graças Alves de Souza
RAZÃO SOCIAL - Movimento Cultural Ogun Xorokê
NOME FANTASIA - Cortejo Afro
ANO DE FUNDAÇAO - 02/07/1998
ENDEREÇO - Rua Inácio Acioly, 27, Pelourinho
CONTATOS - (71) 9134 2751 / (71) 8812 5012 / contato@cortejoafro.com.br / apitta73@hotmail.com / www.cortejoafro.com.br
LOJA - Rua Inácio Acioly, 27, Pelourinho
LOCAL DE ENSAIOS - Praça da Cruz Caída (Centro Histórico)
AÇÕES SOCIAIS - Cursos de dança, música, percussão, serigrafia e informática para a comunidade de Pirajá.
CURIOSIDADES - O bloco participou do projeto "Lama A Lâmina", com o artista e performer Matthew Barney.
HISTÓRICO - O Cortejo Afro nasceu dentro do terreiro Ilê Axé Oyá, no bairro de Pirajá, e surgiu da necessidade de reafirmação dos valores e aspectos da cultura negra na Bahia.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta-feira (21h), domingo e segunda (21h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar (sexta-feira) / Dodô (domingo e segunda)
PRESIDENTE - Alberto Pita e Silva
RAZÃO SOCIAL - Entidade Carnavalesca e Cultural Cortejo Afro
NOME FANTASIA - Arca do Axé
ANO DE FUNDAÇAO - 18/03/1999
ENDEREÇO - Travessa São Francisco, nº 214, Engomadeira
CONTATOS - (71) 3383-3901 / (71) 8153-5527 / sergioicaro@bol.com.br / arcadoaxe.axe@gmail.com / www.arcaxe.gigafoto.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Sede
AÇÕES SOCIAIS - A escola comunitária, fundada há 14 anos, desenvolve educação infantil, alfabetização e cursos profissionalizantes para jovens e adultos. Conta também com horta comunitária, biblioteca e oficinas de dança afro, percussão, artesanato, máscaras, música, informática, audiovisual, idiomas e calçados. A associação também mantém grupos de manifestações folclóricas (capoeira, maculelê, bumba-meu-boi, ala de baianas e banda de percussão), com a participação de adolescentes, jovens, adultos e idosos.
CURIOSIDADES - Em 2008, o bloco ganhou o prêmio de melhor fantasia. A Banda Arca do Axé já se chamou Lata de Manteiga, Arca do Saber e Igô Unlá. No dia 21 de julho de 2007, o grupo gravou o samba-reggae "Agosto de 1798" (de autoria de Domingos Sérgio) dentro de um ônibus, com pandeiro, meia-lua e agogô, e fazendo percussão com os bancos, o aro das janelas e o piso de chapa do ônibus.
HISTÓRICO - A Associação Cultural, Comunitária e Carnavalesca Arca do Axé e o Projeto Cultural Engenho dos Negros, nasceu em 20 de novembro de 1996, a partir de um grupo folclórico formado por artistas, professores e pessoas das comunidades de Beiru, Engomadeira e Cabula. Entre maio e julho de 2007, a Banda Arca do Axé gravou seu primeiro CD.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta-feira (19h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha / Osmar
PRESIDENTE - Domingos Sérgio Freitas Silva
RAZÃO SOCIAL - Bloco Afro Arca do Axé
NOME FANTASIA - Kayala da Bahia
ANO DE FUNDAÇAO - 24/12/1999
ENDEREÇO - Rua Deodoro da Fonseca, 52 E, Fazenda Coutos (1ª etapa)
CONTATOS - (71) 8708 2691 / (71) 3217 1838 / (71) 3397 2131 / tambores2005@bol.com.br / blocokayala@hotmail.com
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Sede
AÇÕES SOCIAIS - Cursos de percussão, dança e capoeira.
CURIOSIDADES -
HISTÓRICO - Surgiu depois de um movimento cultural na comunidade Fazenda Coutos. Jovens da comunidade de Fazenda Coutos que desenvolviam trabalhos sócio-culturais em outras comunidades resolveram focar essas atividades em sua comunidade de origem.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado (20h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Jose Gilberto Santos Oliveira
RAZÃO SOCIAL - Associação Cultural de Difusão Bloco Kayala da Bahia
NOME FANTASIA - Afro Soweto
ANO DE FUNDAÇAO - 10/03/2000
ENDEREÇO - Rua José Geraldo Veloso Gordilho, nº 140, Uruguai
CONTATOS - (71) 3312-0452 / (71) 9935-2806 / blocosoweto@hotmail.com / mundaoileaiye@hotmail.com
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Não
AÇÕES SOCIAIS -
CURIOSIDADES - O bloco tem alas especiais para portadores de deficiência em locomoção e para o grupo da terceira idade do Hospital Irmã Dulce, entre outras. A cada ano, o bloco homenageia uma pessoa de destaque no Carnaval de Salvador. Soweto é um bairro da África do Sul cujos moradores realizaram, em 1976, uma manifestação contra a morte de um garoto.
HISTÓRICO - O fundador do bloco, Janílson Rodrigues Santos, também participou da fundação do Muzenza e percebeu que a comunidade do Uruguai precisava de uma entidade carnavalesca de matriz africana para preservar a cultura negra, maioria da população no local. A comunidade apoiou inteiramente a idéia do bloco, que teve seu primeiro desfile em 2003, com cerca de 2.000 abadás, sendo puxado pelo grupo de samba Viola de Doze.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sexta-feira (21h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Campo Grande
PRESIDENTE - Janílson Rodrigues Santos
RAZÃO SOCIAL - Associação Recreativa Cultural e Carnavalesca Afro Soweto
NOME FANTASIA - Furacão Alegria
ANO DE FUNDAÇAO - 06/05/2000
ENDEREÇO - Rua Carlos Fraga, 9, Arenoso, Tancredo Neves
CONTATOS - (71) 3461 4794 / (71) 8112 4929 / (71) 9928 4581 / luciasantana-ba@hotmail.com / santanalucia@uol.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Rua São Jorge, 15, Arenoso
AÇÕES SOCIAIS - Cursos profissionalizantes e oficinas de percussão.
CURIOSIDADES - A maior parte da atual diretoria do bloco é formada por ex-alunos dos cursos e oficinas.
HISTÓRICO - O Furacão Alegria teve início quando um grupo de amigos da comunidade de Portão, no município de Lauro de Freitas, decidiu contribuir para o desenvolvimento da qualidade de vida das pessoas, oferecendo cursos profissionalizantes e aulas de percussão e artesanato. Com o passar do tempo, o campo de atuação do Furacão Alegria se ampliou e hoje abrange os bairros de Portão, Vale dos Lagos, Arenoso e Tancredo Neves.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Segunda (18h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Florenice Santos Grêmio
RAZÃO SOCIAL - Cultural Comunitário Carnavalesco Furacão Alegria
NOME FANTASIA - Bankoma
ANO DE FUNDAÇAO - 15/05/2000
ENDEREÇO - Rua Queira Deus, nº 78, Portão, Lauro de Freitas, BA
CONTATOS - (71) 9226-4311 / (71) 3369-2085 / bankomaportao@gmail.com
LOJA - Kibantu (Pelourinho)
LOCAL DE ENSAIOS - Sede
AÇÕES SOCIAIS - Desde 2000, o bloco realiza oficinas de tecelagem, confecção de instrumentos musicais, dança afro, capoeira e percepção musical. Em 2005, a sede do bloco foi certificada como Ponto de Cultura e atualmente também oferece oficina de audiovisual. Todas as ações são abertas à comunidade.
CURIOSIDADES - O bloco tem relações com 350 terreiros de candomblé, que participam do desfile no Carnaval. Em 2008, cerca de 80 quilombolas participaram pela primeira vez do Carnaval de Salvador. O primeiro desfile do bloco ocorreu na Lavagem de Portão, em Lauro de Freitas. "Bankoma" é uma palavra de origem banto que significa reunião de pessoas.
HISTÓRICO - O bloco afro Bankoma surgiu a partir das oficinas em arte-educação desenvolvidas no Terreiro São Jorge Filho da Goméia, voltadas para os jovens e comunidade local. O bloco surgiu como uma forma de apresentar para a população o que era produzido dentro do terreiro.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Quinta-feira e sábado, (22h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar
PRESIDENTE - Raimundo Nonato das Neves
RAZÃO SOCIAL - Bloco Afro Bankoma
NOME FANTASIA - Maracatu Nação Acasa
ANO DE FUNDAÇAO - 05/04/2001
ENDEREÇO - Rua Direita do Santo Antônio, nº 60, Centro Histórico
CONTATOS - (71) 3492-7331 / (71) 9125-2010 / sarajane_sara@hotmail.com
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Não
AÇÕES SOCIAIS - O bloco trabalha com as crianças da ONG Acasa, oferecendo desenvolvimento da arte através da musicalidade do maracatu.
CURIOSIDADES - As crianças e jovens atendidas pelo projeto têm idades entre quatro e 18 anos.
HISTÓRICO - O bloco surgiu a partir da ONG Associação Criança na Arte Sara Jane, que promove palestras e oficinas para as crianças e jovens. Em 2001, começaram as oficinas de percussão de maracatu de baque virado. O primeiro desfile do bloco foi realizado na Festa de Santa Bárbara, em 2002, com a participação dos alunos das oficinas acompanhados de seus pais.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Segunda e sábado (16h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha
PRESIDENTE - Sarajane Mendonça
RAZÃO SOCIAL - Bloco Afro de Maracatu Nação Acasa
NOME FANTASIA - A Mulherada
ANO DE FUNDAÇAO - 01/07/2001
ENDEREÇO - Rua do Tesouro, 39, 1º andar, Centro
CONTATOS - (71) 3321 5523 / (71) 3011 9529 / (71) 3481 2029 / (71) 9925 9529 / (71) 9158 3853 / mokalile@terra.com.br / racanegritude@hotmail.com / www.amulherada.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Sede
AÇÕES SOCIAIS - Aulas de inglês e de inclusão sócio-digital.
CURIOSIDADES - A cantora carioca Sandra de Sá já participou do desfile do bloco. Integrantes do bloco viajaram em 2004 para os Estados Unidos.
HISTÓRICO - O Grêmio Comunitário Cultural e Carnavalesco A Mulherada, criado em 1994 sob a denominação de Espaço Cultural Kallundu, é uma entidade não governamental sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, que tem como finalidade a defesa dos direitos da mulher afro-descendente e desenvolve ações de combate à discriminação racial e de gênero.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Quinta, (21h) domingo e terça (22h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Batatinha até Campo Grande (quinta) / Dodô (domingo e terça)
PRESIDENTE - Ana Paula Santos Cruz
RAZÃO SOCIAL - Grêmio Comunitário Cultural Carnavalesco A Mulherada
NOME FANTASIA - Mangangá
ANO DE FUNDAÇAO - 10/11/2001
ENDEREÇO - Rua Professor Soeiro, nº 18, Pau Miúdo
CONTATOS - (71) 3256-9806 / (71) 3351-7333 / tmmanganga@hotmail.com / blocoafromanganga@hotmail.com
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Não
AÇÕES SOCIAIS - Aulas de capoeira, artesanato e de reforço escolar e pré-vestibular.
CURIOSIDADES - Mais de 3.000 pessoas participaram do primeiro desfile do bloco, em 2008. As fantasias são trocadas por alimentos que são doados para associações beneficentes da cidade.
HISTÓRICO -A idéia do bloco surgiu do fundador-presidente Tonho Matéria, que é mestre de capoeira e resolveu criar um bloco para que capoeiristas e não-capoeiristas participassem do Carnaval. O nome surgiu por causa do mestre Besouro Mangangá (1897-1924), um capoeirista que viveu em Santo Amaro.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Quinta-feira (19h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar
PRESIDENTE - Antonio Carlos Gomes Conceição
RAZÃO SOCIAL - Associação Sócio-cultural e de Capoeira Bloco Carnavalesco Afro Mangangá
NOME FANTASIA - Rhataplan
ANO DE FUNDAÇAO - 04/03/2002
ENDEREÇO - Rua da Glória, nº 334, Capelinha de S. Caetano
CONTATOS - (71) 3303-5197 / (71) 8746-1574 / rhataplan@bol.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Não
AÇÕES SOCIAIS - O bloco leva crianças em situação de risco para participar do Carnaval.
CURIOSIDADES - De acordo com os dirigentes do bloco, a palavra "rataplã" tem a ver com a parte mais sensível dos tambores, e é usada como nome do bloco em alusão ao bater do coração das crianças.
HISTÓRICO -No início, a idéia dos músicos era formar uma banda com integrantes jovens de diversos lugares da cidade. O projeto acabou se transformando em um bloco infantil, que surgiu da necessidade das crianças carentes poderem participar do Carnaval.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Sábado (10h)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar
PRESIDENTE - Roque Carvalho dos Santos
RAZÃO SOCIAL - Bloco Infantil Rhataplan
NOME FANTASIA - Mamulengo da Bahia
ANO DE FUNDAÇAO - 19/09/2005
ENDEREÇO - Largo do Pelourinho, 9
CONTATOS - (71) 8802 4657 / (71) 8802 1899 / (71) 8811 6207 / mamulengodabahia@ig.com.br
LOJA - Não
LOCAL DE ENSAIOS - Terreiro de Jesus
AÇÕES SOCIAIS - Em 2008, o bloco começou o Projeto Mamulengo na Favela, que visa realizar oficinas de bonecos nas comunidade de São Tomé e do Quilombo do Tubarão.
CURIOSIDADES - É o único bloco da Bahia composto apenas de bonecões. São 100 bonecões que desfilam pelas ruas de Salvador, do Campo Grande à Praça da Sé, com a participação de uma banda de sopro. Os bonecões representam figuras ilustres da história e da cultura, como Chaplin, Mandela, Gandhi, Caetano Veloso, Jorge Amado e Dona Canô. Já se apresentaram em diversos estados do país.
HISTÓRICO - O grupo foi fundado na Escola de Teatro da UFBA e existe desde 1975. No início, desenvolvia atividades apenas com bonecos pequenos. Em 1986, o idealizador do bloco trouxe um bonequeiro de Pernambuco para dar aulas ao grupo sobre a confecção dos bonecos de Olinda. A partir de 1987, o grupo desfilou em diversos blocos do Carnaval com seus bonecões, sempre homenageando personalidades, até que em 2005 os dirigentes resolveram fundar um bloco próprio para o grupo desfilar com os bonecões.
DIAS E HORÁRIOS NO CARNAVAL - Domingo (11h30)
CATEGORIA - Afro
CIRCUITO - Osmar
PRESIDENTE - Elias Bonfim dos Santos
RAZÃO SOCIAL - Grupo de Cultura e Entretenimento Mamulengo da Bahia
Realização
AGOSTO DE 1798 (DOMINGOS SÉRGIO)
MEU AMOR PIROU (DOMINGOS SÉRGIO)
NAS CORES DO ARCO-IRIS (DOMINGOS SÉRGIO E LÁZARO SILVA)
TA LÁ,TA LÁ (LÁZARO SILVA E TOBY)
NÃO SÓ MARINHEIRO (DOMINGOS SÉRGIO E LÁZARO SILVA)
O VENTO BALANÇOU (TONY MEL,DOMINGOS SÉRGIO E PAULO AXÉ)
ESPELHO DA MULHER (DOMINGOS SÉRGIO E PAULO AXÉ)
MEU PENSAMENTO (NILVUCÃO)
É UMA SATISFAÇÃO (NILVUCÃO)
OJÚ AIYÊ DUDU (DOMINGOS SÉRGIO E CARLOS SIMON)
PRA VENCER NA VIDA (CARLOS SIMON)
MARIA ENGOMA (DOMINGOS SÉRGIO E LÁZARO SILVA)
MENSAGEM (CARLOS SIMON)
SALVE JORGE AMADO (DOMINGOS SÉRGIO E ALEX RÁDIOLA)
REVOLTA OLODUM (DOMINGOS SÉRGIO E JOSÉ OLISSAN)
BANZO (DOMINGOS SÉRGIO E NEGO DO BARBALHO)
BECO DO SIRI (DOMINGOS SÉRGIO E NEGO JULIO)
LEVADA DA ARCA (DOMINGOS SÉRGIO E CARLOS SIMON)